Teoria Das Relações Humanas
Sistemas Para Internet
Alexandre Las Casas
Diego Muniz
Fábio Andrade
Teoria Das Relações Humanas
Projeto de Pesquisa das Teorias Das Relações Humanas Passadas Pelo Professor de Administração e Empreendedorismo.
Orientador: Prof. Giovanni Vinícius
Belo Horizonte
Março- 2014
Teoria Das Relações Humanas 1932
Surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Tinha como objetivo a oposição à Teoria Clássica da Administração. Teve sua origem devido a necessidade de humanizar e tornar a administração mais democrática, libertando –se dos conceitos rígidos e mecanicista da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
A origem da Teoria das Relações Humanas
Surgiu devido necessidade de humanizar e democratizar a administração, descartando os conceitos rígidos e mecânicos, adequando-se aos novos padrões de vida.
A partir das ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria das Relações Humanas. (CHIAVENATO, 2000)
Os estudos em Hawthorne
Foi conduzido Em 1927 uma pesquisa por Elton Mayo, na fábrica da Westrn Eletric Company, localizada próxima a Chicago, onde era muito elevado o índice de rotatividade de pessoal (turnover) ao redor de 250% ao ano e que havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos salariais. (CHIAVENATO, 2000)
Primeira fase da experiência de Hawthorne
Foram escolhidos nesta primeira fase dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho nas mesmas condições: um dos grupos trabalhava com luzes variáveis. Já o outro grupo as luzes eram constante, mais ainda assim não foi encontrada uma