Teoria das relações humanas
Curso: Administração. - 2o semestre.
Disciplina: T.G. A.
Prof: Maria da Graça.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.
1. Quais são as origens da Teoria das Relações Humanas?
A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanista da Administração) surgiu nos Estados Unidos. Como conseqüência imediata das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Abordagem Clássica da Administração.
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores tinham de se submeter.
Comente a 1a fase da Experiência de Hawthorne.
Foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas. Pretendia-se conhecer o efeito da iluminação (variável e constante) sobre o rendimento dos operários. Os observadores não encontraram correlação direta entre ambas as variáveis. Verificaram, a existência de outras variáveis difíceis de serem isoladas. Um dos fatores descobertos foi o fator psicológico: os operários produziam mais quando à intensidade de iluminação aumentava e, o contrário, quando diminuía. Esse fato foi comprovado, trocando-se as lâmpadas por outras da mesma potência. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas. Reconhecendo a existência do fator psicológico apenas quanto à sua influência negativa, os pesquisadores pretendiam isolá-lo ou eliminá-lo da experiência, por considera-lo inoportuno. Assim, estendeu a experiência à verificação da fadiga no trabalho, da mudança de horários, introdução de intervalos de descanso, aspectos basicamente fisiológicos.
Comente a 2a fase da Experiência de Hawthorne.
Experiência com seis moças selecionadas para constituírem um grupo de observação (ou grupo