Teoria das relações humanas
A teoria das relações humanas ganharam força com a Grande Depressão criada com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, que coloca em dúvida todas as verdades sobre à Teoria Clássica da Administração. Sendo assim , as novas idéias trazidas pela Escola de Relação Humanas trazem uma nova perspectiva pra as empresas que começa a tratar de fôrma mais complexa os seres humanos.
E também alguns outros aspectos foram colocados em evidência pois, um país como os Estados Unidos, democrático, colocou em dúvida as Teorias da Administração Científica, que via como um meio um meio sofisticado de explorar os empregado em favor dos interesses patronais, ou seja, o trabalhador era trado de uma forma muito mecânica e com a Teoria das Relações Humanas o trabalhador passa a ser um ser social.
As Origens da Teoria das Relações Humanas
Principais características da Teoria das Relações Humanas: 1. A necessidade de humanizar e democratizar a administração, quebra de conceitos rígidos e mecanicista da Teoria Clássica, o que torna a Teoria das Relações Humanas um movimento voltado para a democratização. 2. O desenvolvimento das ciências humanas, como a psicologia que vem com influência intelectual nas organizações industriais, e mostram também como os princípios da Teoria Clássica são inadequados. 3. As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin, foram a base para o humanismo na administração. Além disso, Elton Mayo é o fundador da escola onde recebeu apoio dos mesmos. A sociologia de Pareto foi fundamental. 4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, sob coordenação de Elton Mayo, que puseram os principais pontos da Teoria Clássica em dúvida.
Experiência de Hawthorne
A Experiência de Hawthorne , realizada numa fábrica no bairro que dá nome à pesquisa, em Chicago , EUA. No ano de 1927, inicia uma pesquisa feita pela Academia Nacional de Ciência que foi realizada para encontrar a