Teoria das Rela oes Humanas
Com a abordagem humanística, a Teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual; a transferência da ênfase antes colocada na tarefa e na estrutura organizacional para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Nesta abordagem, a preocupação é com o homem e seu grupo social menos dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.
Surgiu a partir da década de 30, EUA, junto com o desenvolvimento das ciências sociais (psicologia do trabalho).
A partir da Experiência de Hawthorne marca ao longo de sua duração de cinco anos, o início de uma nova teoria calçada em valores humanísticos na administração, deslocando totalmente as preocupações anteriores.
As principais origens são a necessidades de humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento da psicologia e sociologia sociais e a experiência de Hawthorne.
2. Quem foi George Elton Mayo?
George Elton Mayo nasceu na Austrália em 1880. Em seu país ensinou ética, filosofia e lógica na universidade de Queensland. Mais tarde estudou medicina em Edimburgo/Escócia. Em Edimburgo associou-se a outros e tornou-se um pesquisador de psicopatologia. Foi um dos pioneiros no estudo da sociologia e psicologia industrial. Foi para os Estados Unidos sob o patrocínio do fundo “Laura Spelmann Rockefeller” e entrou para o quadro de professores da universidade da Pennsylvania.
Também foi professor da universidade de Harvard (1926-1947), onde organizou e dirigiu o clássico estudo e experiência de hawthorne, na western Eletric Company. A partir de hawthorne, as relações humanas no trabalho foram estudadas com mais carinho e atenção, em especial a motivação e a comunicação. Dessa forma, podemos considerar Mayo como o “pai das relações humanas no trabalho”.
Em 1923, Mayo foi chamado para investigar as causas da alta rotatividade de pessoal existente no departamento de fiação de uma empresa têxtil próxima a