Teoria das filas
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APLICAÇÃO DA TEORIA DE FILAS
Formando Fila: classifica-se em um lugar proeminente entre o moderno analítico tecniques de OR. Porém, a ênfase deste modo tem estado longe de desenvolver uma teoria matemática descritiva. Deste modo formando a teoria de filas não está diretamente preocupada em alcançar a meta de OR. Em suma, desenvolve as informações sobre o comportamento de formar filas em sistemas. Esta teoria provê a parte das informações necessárias para conduzir uma OR.
Apresentamos um estudo para achar o melhor projeto para um sistema de formar filas no mais amplo contexto global OR.
Exemplo: quantos berços de ferramentas?
Uma Companhia Mecânica está projetando uma nova fábrica. Esta fábrica precisa incluir um ou mais berços de ferramentas em uma área da fábrica para armazenar as ferramentas exigidas pelos mecânicos.
As ferramentas necessárias são solicitadas aos balconistas e devolvidas ao término de determinada tarefa. Algumas fábricas estavam recebendo reclamações freqüentes dos supervisores em relação ao tempo desperdiçado na espera da requisição das ferramentas e nas distâncias entre os berços de ferramentas. Acreditava-se, portanto, que era necessário existirem mais balconistas e mais berços de ferramentas. Porém, também se via necessidade da redução das despesas, cortando justamente o número de balconistas e dos berços de ferramentas. Seria importante determinar, quantos berços de ferramentas e quantos balconistas a fábrica deveria ter.
Cada berço de ferramentas constitui um sistema de filas com os balconistas como os servidores e os mecânicos como seus clientes. Baseado em experiência anterior, é estimado que o tempo exigido por uma ferramenta desde o balconista até servir totalmente o mecânico, tem uma distribuição exponencial, com média de um minuto. Julgando a grande quantidade de