teoria das eleicoes
Sistema Maioritário
Método de Hondt
Teorias da eleições
• Nas sociedades democráticas, o voto, como expressão da vontade dos cidadãos, é aceite como pilar-base da democracia. Em Portugal vota-se, nas eleições legislativas, para eleger os deputados para a assembleia da republica, sendo que destas eleições provém também o Governo, cuja a chefia é normalmente atribuída ao líder do partido mais votado; vota-se nas eleições autárquicas para eleger os órgãos do Poder Local; vota-se nas eleições legislativas regionais para eleger os deputados das assembleias legislativas das regiões autónomas e vota-se ainda para o parlamento Europeu.
Sistema Maioritário
• Como surgiu? Foi o primeiro princípio representativo surgido na história ocidental, a partir das práticas da Igreja Católica ainda na Idade Média, para definir representantes de suas várias circunscrições administrativas espalhadas pela Europa. Posteriormente, tal princípio foi adotado na Inglaterra para a escolha de representantes políticos das regiões do país. Atualmente, está em vigor em países como Brasil, Portugal, EUA, Canadá, Inglaterra, França, Austrália e Nova Zelândia.
• Em que consiste? A ideia básica do princípio eleitoral maioritário é obter a representação política de uma certa base territorial. Este sistema não tem por objetivo um parlamento que reflicta a distribuição dos votos, mas a formação de um governo homogéneo. No caso de exigência de maioria absoluta, recorrese a uma votação alternativa ou a um sistema de dois turnos (ou duas voltas). O partido/candidato vencedor surge por maioria relativa (ou pluralidade), que representa a maior minoria, ou por maioria absoluta.
Método de Hondt
O método de Hondt, também conhecido como método dos quocientes ou método da média mais alta de Hondt, é um método para apurar a distribuição de deputados e outros representantes eleitos na composição de órgãos de natureza colegial. O método tem o nome do