Teoria das cores
2. FUNÇÕES DA COR: Meio de projeção de sentimentos, conhecimentos e misticismo que mudam ou permanecem de acordo com a cultura e época em que estão inseridos.
3. TEORIA DAS CORES DE LEONARDO DA VINCI:
No Renascimento dos séculos XV e XVI iniciou-se a técnica do afresco[1], utilizando-se a água como solvente, que indica um marco para a descoberta da aquarela, guache e têmpera.
Neste período surge a “Teoria das Cores de Leonardo da Vinci”, o qual organizou, pesquisou e nos deixou formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro chamado “Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz”, cuja primeira edição só foi publicada 132 anos após sua morte, dizem respeito a anotações recolhidas pelo artista ao longo de anos de pesquisa e observação e é a teoria mais corrente sobre cores veiculada em todo mundo.
Leonardo em suas pinturas desenvolveu a técnica do "chiaroscuro" e o "sfumato" (em italiano, claro-escuro e esfumaçado), método de trabalho com a luz e a sombra, fazendo que as formas mais iluminadas ganhassem volume e suavizando cores e contornos com sombras esfumaçadas. Explorou também a perspectiva aérea (ou atmosférica) nas paisagens de fundo que aplicava nas pinturas, imitando a natureza, que faz com que a cor pareça mais pálida e mais azulada em direção ao horizonte. Ele afirmava que os princípios da pintura primeiramente estabelecem o que é um corpo sombreado (forma e volume) e o que é luz.
4. DISPERSÃO OU CROMATISMO:
A experiência do prisma nos mostra que existem vários índices de refração, que as diferentes substâncias apresentam diante da luz branca.
Em 1664, Isaac Newton, partindo da observação do arco-íris, fez várias descobertas sobre a luz e a cor, ele "reproduziu" um arco-íris dentro de casa...
Um estreito