teoria das chamas
Santa Cruz
Engenharia
Relatório de química n° 02 Teste de chama
Turma: 3112
Professora: Deise Mara
Componentes do grupo:
Ahimêe oliveira
Carlos Mendes
Joyce Barbosa
Douglas Santos da Silva
Rio de Janeiro, 24 de Agosto de 2013.
Introdução:
Segundo Bohr, o átomo teria uma eletrosfera composta de camadas energéticas (ou níveis de energia), que conteriam apenas os elétrons que tivessem a energia respectiva de cada nível. Isso significa que só seriam permitidas algumas órbitas circulares ao elétron, sendo que em cada uma dessas órbitas o elétron apresenta energia constante. Para passar para um estado de maior energia, o elétron precisa receber energia de alguma fonte externa; assim, quando isso ocorre, o elétron salta para uma órbita ligeiramente mais afastada do núcleo, ficando em seu estado excitado.
Objetivo:
Identificar a coloração das chamas de soluções de sais
Materiais e reagentes:
- 1 Bico de Bunsen;
- Balança
- 6 béqueres;
- Espetos de madeira;
- Amostra de sais de slcl2, Nacl, CuSo4, KM2, Kj, Kcl;
- Água destilada
Procedimentos:
Pegaram-se as amostras de sais, colocando cada sal em um béquer e pesando cada um utilizando a balança, com uma medida igualitária de 50 gramas para todos os sais. Logo após foi adicionado 10 ml de água destilada em cada béquer e, foram misturados com um espeto para cada solução. Depois de deixar os espetos embebidos na solução por 5 minutos, foi colocado cada espeto de madeira na chama do bico de bunsen e, foi observada a coloração de cada solução apresentada na Tabela a seguir:
Conclusão:
Foi observado que a chama de cada espeto, apresentou uma coloração diferente, graças à diferença das camadas de energia dos átomos de cada sal utilizado no experimento.
Referência Bibliográfica:
Educador. brasilescola.com