Teoria das Bandas de Bollinger
Publicado no site www.xth.com.br de Élson Rodrigues (Tainha)
"A Teoria de Bollinger"
Este é o primeiro de uma série de artigos sobre a Teoria de Bollinger, apresentada no livro Bollinger on
Bollinger Bands. O objetivo desta série de artigos não é esgotar o assunto ou sustituir a leitura do livro.
As Bandas de Bollinger - as famosas BBs -, embora muito conhecidas e utilizadas, contém muito mais em si do que apenas o conceito de "suporte" e "resistência" mais comumente utilizados pelos traders. O objetivo, portanto, é apenas lançar um pouco mais de luz sobre o assunto. Alguns conceitos abordados no livro serão deliberadamente deixados de lado. Alguns trechos do livro serão citados, com traduções livres feitas a partir do original em inglês.
Parte I - Os Conselhos
Este primeiro artigo, embora não entre na teoria propriamente dita, é de suma importância, pois aborda dois conselhos fundamentais dados pelo Bollinger no início do seu livro.
Discrete Advice x Continous Advice
No capítulo 4, John Bollinger fala sobre a questão da busca dos investidores pelo aconselhamento contínuo, ou Continous Advice, isto é, a capacidade de poder antecipar o movimento do mercado em qualquer momento, ou ainda, a todo momento. Vejam o que ele nos ensina, nas suas próprias palavras:
"A questão não é que não tenhamos esperança, é só que o aconselhamento contínuo não é uma alternativa viável. O que é viável é o aconselhamento discreto - a identificação de oportunidades individuais com características superiores na relação risco-retorno que possam ser exploradas. Essas oportunidades discretas podem ser agregadas à abordagens que podem ser adaptadas ao longo do tempo para alcançar os objetivos aos quais alguém se proponha.
Muitas pessoas esperam que as Bandas de Bollinger sozinhas, ou talvez com o uso de indicadores, possam e vão proporcionar aconselhamento contínuo sobre o que fazer. Elas abrem o gráfico, e após uma breve busca,