teoria da usinagem
ACABAMENTO
NOMES: Cristiano Beltrame Gustavo G. Goettems Kayawe Backes Narciso
1. JATEAMENTO
O jateamento é o bombardeio de partículas abrasivas a alta velocidade (65 - 110 m/seg) que após o impacto à uma peça, removem os contaminantes da superfície.
Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou decapagem com jato abrasivo (português europeu) ou muitas vezes simplesmente jateamento (português brasileiro) ou decapagem mecânica (português europeu) é uma operação de tratamento de superfícies que consiste em propulsionar um fluxo de material abrasivo em alta velocidade contra uma superfície, de maneira a erodir uma superfície, tornar rugosa uma superfície lisa, dar formas a uma superfície, remover os contaminantes de uma superfície contaminada ou martelar uma superfície metálica. O meio propulsor mais usado é o ar comprimido. Outro meio propulsor usado é a água.
O primeiro processo de jateamento abrasivo foi patenteado pelo americano Benjamin Chew Tilghman em 18 de Outubro de 1870 e servia para criar desenhos em pedras, sobretudo colocação de nomes em pedras tumulares.
Como método de preparação de superfícies apenas começou a ser usado a partir dos anos 30 do século XX, tendo apenas se tornado como método padrão a partir da segunda guerra mundial, quando a marinha americana concluiu que a pintura de um navio possuía uma durabilidade muito maior se a superfície fosse jateada (português brasileiro) ou decapada (português europeu) com jacto abrasivo. O Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou Decapagem com jacto abrasivo (português europeu) é o método considerado mais eficiente e aquele que promove a melhor limpeza para posterior pintura em superfícies metálicas. Em certo tipo de revestimento (Tintas ricas em Zinco ou Metalização) é mesmo o único método de limpeza de superfícies admissível.
1.1 Abrasivos
O Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou