Teoria da seleção natural
A Lancheira
Curso EFA – Nível Secundário
Áreas de competência chave Cultura Língua e Comunicação: UC 7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação
Reflexão
No âmbito da unidade de Cultura Língua e Comunicação: UC 7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação, assisti ao filme a “ A Lancheira” no Pax Júlia de Beja.
O filme aborda um erro no serviço de entrega de lancheiras (as "Dabawallahs", serviço de entrega de refeições em Bombaim) que provoca a relação entre Ila Vaid, uma jovem mulher desprezada, e Saajan Fernandes, um homem perto da idade da reforma. Por via destas lancheiras, ambos iniciam uma correspondência e começam a sonhar com outra vida.
Na minha opinião pessoal, achei o filme muito interessante pois conta uma história de amor entre dois desconhecidos que entraram em contacto devido a um erro. Esse erro foi o facto de o serviço de entrega de lancheiras se ter enganado a entregar a lancheira de Ila Vaid, que supostamente era para ser entregue ao seu marido, em vez disso a lancheira foi entregue a Saajan Fernandes que após provar a comida de Ila envia um bilhete dentro da lancheira e a partir desse momento criam um laço de amizade e de amor entre os dois, mesmo sem nunca se terem conhecido em pessoalmente. No filme ambas as pessoas eram boas e após falarem através dos recados que enviaram um ao outro através da lancheira, decidem encontrar-se pessoalmente. Isto acontece na vida real quando as pessoas não se conhecem pessoalmente mas que gostam muito uma da outra e tentam arranjar uma solução para se encontrarem.
Um filme extremamente simples, delicado. Que nos fala da solidão, de sonhos, do acreditar, da possibilidade de mudanças e do que o fim pode ser o recomeço. Por vezes, tomamos decisões erradas e damo-nos conta de que acabámos por ir ter onde queríamos estar. é tão simples que podia ter sido arruinado. No entanto, o filme explora essa questão delicadamente e