teoria da restrição
5 PASSOS PARA O PROCEDIMENTO DO TOC
Identificar
Encontrar, no sistema, a restrição primária, seu elo mais fraco. Neste contexto, restrição significa “qualquer elemento que limita a organização no seu objetivo de atingir a META (ganhar dinheiro)”.
Explorar
Já que o elo mais fraco da corrente define a sua resistência, a restrição primária, dentro da empresa, irá definir o ganho máximo, ou seja, a empresa não poderá vender mais do que é possível “fluir” pela restrição. Este, portanto, é o recurso mais precioso e sobre ele devem ser voltadas todas as atenções. Explorar a Restrição significa extrair o máximo de sua capacidade de forma e maximizar o Ganho. Para este fim, qualquer ação que otimize a restrição será bem vinda.
Subordinar
Uma vez que estabelecemos o nível máximo, em função da Restrição, a próxima etapa significa sincronizar todos os outros recursos de forma que trabalhem pelo ritmo da Restrição, nem mais nem menos do que ela pode “digerir”. A subordinação é a etapa responsável por garantir um nível de atividade com o mínimo estoque possível, reduzindo assim o Investimento e Despesa Operacional.
Elevar
No processo de Exploração, definimos como otimizar o uso da Restrição. Se mesmo após a exploração continuar havendo restrições de capacidade, é possível que a empresa decida quebrar a restrição, através da aquisição de novos equipamentos, contratação de mais funcionários, introdução de um outro turno etc. Uma vez que se quebra uma restrição, fatalmente aparecerá outro elo mais fraco, uma nova Restrição. Assim sendo, temos o quinto passo neste nosso processo.
Retornar ao