Teoria da relação humanas
A teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), em um período marcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos. Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Sua origem está nos seguintes fatos: * Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da administração cientifica; * Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia. * Elton Mayo é o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin. * Teve origem também nas conclusões da experiência de Hawthorne, realizada entre1927 e 1932.
Objetivo inicial: determinar a relações entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, medida com base na produção.
Demais objetivos: estudo da fadiga; acidentes no trabalho; rotatividade de pessoal; efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
Experiência de Hawthorne
Decorrências da Teoria das Relações Humanas
Com o estudo de Elton Mayo e seus colaboradores, cai a teoria do homem econômicos, entra em cena o homem social. A experiência de Hawthorne constatou que a produtividade do homem está ligada a sua integração social, ou seja, só um estímulo econômico salarial não é suficiente para aumentar o grau de satisfação com a empresa, pois o homem busca também recompensas sociais ou econômicas. A teoria das relações humanas também chegou à conclusão de que o homem tem necessidades humanas básicas: * As fisiológicas (que estão relacionadas às necessidades de sobrevivência) * As psicológicas (são necessidades secundárias e exclusivas do homem), entre as necessidades psicológicas, as principais são: necessidade de segurança intima; necessidade de participação; necessidade de autoconfiança; necessidade de afeição. * As de auto-