Teoria Da Relatividade
O princípio da relatividade foi introduzido na ciência moderna por Galileu e afirma que o movimento, só tem algum significado quando comparado com algum outro ponto de referência. Esse fenômeno que separava a luz do som aqui na Terra seria mais acentuado quando observado a grandes distâncias, e já mostrava em fins do século XIX a importância de estabelecer normas aplicáveis numa teoria mais complexa, a teoria da relatividade que foi proposta por Albert Einstein, que é hoje um das mais conhecidas no mundo inteiro e é dela que meu trabalho abordará.
Teoria da Relatividade
E = MC² é uma equação da física moderna utilizada como parte da Teoria ou Princípio da Relatividade, desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein. A equação E = M.C² explica que energia (E) é o produto de massa vezes o quadrado da velocidade da luz (C²).
Sabendo que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 km/s, a Teoria da Relatividade supõe que caso uma massa consiga superar a velocidade da luz, conseguiria ultrapassar a barreira do tempo e espaço.
Albert Einstein publicou em 1905 um artigo chamado "A Inércia de um corpo dependerá de seu conteúdo energético?", onde apresentou pela primeira vez a equação que define a relação de massa e energia.
Em comparação com os atuais padrões tecnológicos, uma "pequena" quantidade de massa, viajando no vácuo na velocidade da luz, produziria uma quantidade de energia muito "grande".
Exemplo: Se 10 quilogramas de massa fossem transformadas totalmente em energia, seria produzida uma quantidade de energia suficiente para evaporar toda a água da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
A Outra Parte da Relatividade
A equação E = MC² só descreve objetos na velocidade da luz, ou seja, a própria luz, já que sabemos que nada é mais veloz que ela. Mas como sabemos disso? Essa questão é respondida quando aplicamos outras variáveis a equação ficando E² = (MC²)² + PC², onde