Teoria da Produção
Na teoria da produção se preocupa em estudar aspectos relacionados com as quantidades de produto e com as quantidades de insumos ou fatores de produção utilizados para gerar este produto. Na relação entre quantidade de produto produzido e a quantidade de fatores de produção utilizados, está subentendido o uso da tecnologia.
A importância do estudo dessa área está em condicionar uma base de análise de custos, das condições de oferta dos produtos produzidos, do emprego dos fatores de produção e da relação produção e custos.
A produção consiste na transformação, por parte da empresa, dos fatores de produção em bens ou serviços que irão satisfazer as necessidades da sociedade. Neste processo a firma é um agente intermediário entre dois mercados, adquire os fatores de produção ou insumos (inputs) e segundo um processo de produção transforma-os em produtos (outpus). O produto é o resultado da produção. A empresa pode ser entendida como sendo a unidade técnica que produz bens e serviços e atua racionalmente, procurando maximizar seus resultados em termos de produto e lucro.
A função de produção diferencia-se da produção, na medida em que representa a relação entre a quantidade obtida do produto, a partir da quantidade utilizada dos fatores de produção. Identifica a forma de solucionar os problemas técnicos da produção.
A função de produção serve para indicar o máximo de produto que pode ser obtido, a partir de uma dada quantidade de fatores de produção, mediante a adequada escolha do processo de produção.
Já, no processo de produção temos a técnica por meio da qual um ou mais produtos vão ser obtidos a partir da utilização de determinadas quantidades de fatores de produção.
Em função da quantidade existente de cada fator a empresa utilizará mais ou menos intensamente o fator em questão.
Classifica-se a eficiência do processo produtivo pelos pontos de vista tecnológico ou econômico.
A eficiência técnica entre dois processos ou