teoria da produção
Introdução
A Teoria da produção e a teoria dos custos de produção são fundamentais para a análise dos preços do emprego dos fatores, assim como de sua eficiente alocação, diante dos seus usos alternativos na economia. Apresentam dois papéis importantes:
Servem de base para a análise das relações existentes entre produção e custos de produção e é importante na teoria da formação de preços;
Servem de apoio a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que se utiliza.
A teoria da produção preocupa-se com a relação técnica ou tecnológica entre quantidade física de produtos (outputs) e de fatores de produção (inputs), ou seja, trata apenas de relações físicas. Já a teoria dos custos de produção relaciona a quantidade física de produtos com os preços dos fatores de produção, ou seja, envolve preços dos insumos.
Conceitos básicos
Produção
É a transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados para produzir o bem ou serviço final, essa forma de combinação é chamada de processos ou métodos de produção.
A escolha do método ou processo de produção depende de sua eficiência:
• Eficiência técnica: é aquele que produzirá uma mesma quantidade de produto, porém, com menor quantidade de insumo;
• Eficiência econômica: é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, porém, com o menor custo de produção.
Função produção
É a relação que mostra a quantidade física de fatores de produção (N, K, M, T) a partir da quantidade utilizada produto (q) num determinado período de tempo.
Representa-se a F.P. q= (N, K, M) onde:
N= a quantidade utilizada de mão-de-obra; k= a quantidade utilizada de capital.
M= matéria-prima utilizada
Costuma-se apresentá-la como função de apenas duas variáveis: q = f(N, K)
Fatores Fixos e Fatores variáveis de produção – curto e longo prazos
• Fatores de