Teoria da produção
No processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados processos ou métodos de produção que podem ser intensivos em mão-de-obra (utilizam mais mão de obra em relação a outros insumos), intensivos em capital ou intensivos em terra.
A partir da combinação de fatores, for possível produzir mais de um produto, teremos um processo de produção simples.
Um método é tecnicamente eficiente (eficiência técnica ou tecnológica) quando, comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente do produto. A eficiência econômica está associada ao método de produzir uma mesma quantidade do produto.
Função da produção
Com base nas respostas do mercado consumidor, modificará a quantidade utilizada dos fatores, para com isso variar a quantidade produzida.
A função da produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo.
Fatores fixos e fators variáveis de produção > curto e longo prazos
Fatores de produção variáveis são aqueles cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção se altera. Por exemplo: quando aumenta a produção, são necessários mais trabalhadores e maior quantidade de matéria prima.
Fatores de produção fixos são aqueles cujas quantidades não mudam quando a quantidade do produto varia. Por exemplo: as instalações da empresa e a tecnologia, que são fatores que só são alterados no longo