Teoria da luz
Quando uma onda de luz atinge um objeto, o que acontece depende da energia da onda de luz, a frequência natural com a qual os elétrons vibram no material e a resistência com a qual os átomos no material prendem seus elétrons. Baseando-se nestes três fatores, quatro coisas diferentes podem acontecer quando a luz atinge um objeto: • as ondas podem ser refletidas ou espalhadas para fora do objeto; • as ondas podem ser absorvidas pelo objeto; • as ondas podem ser refratadas através do objeto; • as ondas podem passar através do objeto sem efeitos.
E mais de uma destas possibilidades podem acontecer simultaneamente.
Transmissão: se a frequência ou energia da onda de luz incidente for muito maior ou muito menor do que a frequência necessária para fazer os elétrons do material vibrarem, então eles não irão capturar a energia da luz e a onda passará através do material sem ser modificada. Dessa forma, o material será transparente para aquela frequência de luz.
A maioria dos materiais é transparente para algumas frequências mas não para outras. Por exemplo: uma luz de alta frequência como os raios gama e os raios X passarão por vidros normais, mas a luz ultravioleta e infravermelha (de menor frequência), não.
Você pode ler mais sobre o que torna o vidro transparente nesta página.
|[pic] |
O que torna o vidro transparente?
O vidro é tão comum que a maioria de nós não lhe dá a mínima importância. O que há no vidro, porém, que o torna transparente? Por que podemos ver através de um vidro e não através da moldura de madeira que o envolve?
Provavelmente, você já reparou que a maioria dos líquidos e gases é transparente. A água, o óleo de cozinha, o álcool caseiro, o ar, o gás natural, etc. são todos transparentes. Isso se deve a uma diferença fundamental entre sólidos, líquidos e gasosos. Quando uma substância se encontra no