teoria da istoria
1. “Engels partiu para a Inglaterra no outono de 1842, fazendo seu primeiro contato pessoal com Marx durante a viagem, e lá permaneceu durante quase dois anos, observando, estudando e formulando suas ideias. É seguro afirmar que nos primeiros meses de 1844 estava trabalhando no livro, embora a maior parte dele tenha sido escrita no inverno de 1844-5. A obra foi lançada em sua forma final em Leipzig, no verão de 1845, com um prefácio e uma dedicatória (em inglês) às classes trabalhadoras da Grã-Bretanha”. Foi publicada em inglês, com ligeiras revisões do autor, mas com prefácios alentados, em 1887 (edição americana) e 1892 (edição britânica). Ou seja, foi preciso quase meio século para que essa obra-prima sobre os estágios iniciais da indústria na Inglaterra chegasse ao país que a tinha inspirado. Contudo, desde então tornou-se uma obra conhecida por todos que estudam a Revolução Industrial”. HOBSBAWN, ERIC – Como mudar o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.89
O texto acima se refere à obra de Friedrich Engels A situação da classe trabalhadora na Inglaterra que descreve as condições de vida e de trabalho da classe operária no início da industrialização. Quanto ao contexto histórico em que foi produzida podemos afirmar que no século XIX:
I – Houve uma acelerada industrialização da Europa e de outros continentes com a consequente configuração da burguesia e do proletariado nos países atingidos por esse movimento de expansão do capitalismo industrial.
II – As condições de vida da classe operária eram bastante precárias com jornadas de trabalho muito extensas e a utilização indiscriminada da mão de obra de crianças e mulheres nas indústrias.
III – A insatisfação do operariado na época influenciou o surgimento de movimentos trabalhistas e contrários à industrialização.
Estão corretas apenas as afirmativas: a. I e II b. I, II e III c. I e III d. II e III e. apenas a alternativa II está correta.
Pergunta 2
1. Podemos