Teoria da Informação
Nasceu nos EUA, dia 30 de Abril de 1916, é um dos mais famosos matemáticos vivos. Motivado por necessidade de cálculos militares, construiu em 1930 um computador analógico, considerado o mais potente do mundo que resolvia equações diferenciais.
Após a 2 guerra começaram a se multiplicar tecnologias de transferência de informações, e não existia uma teoria capaz de quantificar a quantidade de informação a ser transportada. Dai Shannon criou uma teoria, chamada Teoria da Informação, que mostrou que cada canal de comunicação, seja ele fio de telefone. Usando a teoria das probabilidades ele mostrou como medir a quantidade de informações, utilizando o sistema de numeração binário, introduziu a unidade de medida de informação: o bit.
Como é feita a transmissão:
Mensagem parte da Fonte > É codificada e emitida por um transmissor > passa por um canal de comunicação > sofre perturbações designadas por ruídos > e chega ao receptor passando por um sistema de decodificação.
Assim ele visou explicar aspectos técnicos da transmissão de mensagens.
Harold Innis
Nasceu em 5 de Novembro de 1894, economista politico, é o pai da historia econômica do canada, foi o segundo presidente da Associação de Historia . Abandonando as visões matemáticas, estatísticas, e pensa-se a comunicação como atividade formadora do social. Em um livro que Innis escreveu, chamado “Bias of Communication”, no qual propunha o movimento de informação, onde ele propôs que a sociedade estrutura-se em função dos processos de comunicação que adota.Sobre esse feito Innis procurava explicar que a mídia sempre levaria a uma nova informação.
Tecnologias Midiáticas
A pós–modernidade traz um novo paradigma em sua esfera. Nela os produtos culturais não são consumidos em seu estado de contemplação, mas de distração, por essa razão se diz que não compramos produtos, compramos conceitos. O consumo midiático significa formação de individualidade, e não de massa como algumas teorias da comunicação