Teoria da história i
Resumo do 1º semestre
Profº Rui Junior
O texto que aqui apresenta refere-se as minhas anotações do 1º semestre do curso de História da disciplina Teoria da História I.
O mesmo relatará observações importantes para o aluno de história, mencionada pelo professor (Junior-Rui).
A parti do século XIX com a 1º corrente historiográfica a escola dos ANNALES francesa a historiografia contemporânea tem outros olhares juntas com outras correntes que não deve anular a outra mas sim entrar em discussões historiográfica(isso é sadio),no Brasil ainda não existe uma corrente(teoria)historiográfica e sim expirações de influencia francesa,alemão,inglesa e italiana.
Em relação a historiografia,não foram os sujeitos histórico que escreveram a história e sim os historiadores,então tem que levar em consideração o tempo histórico porque todo acontecimento é parte de um processo.
O trabalho do historiador é empírico (investigar) deve ter experiência com documentos (fontes) e arquivos, devendo sempre desconfiar das fontes, porque sei pesquisa não tem história por isso faz parte do historiador ser inquieto ( hermenêutico)então trabalho de história não tem uma conclusão e sim quisa de conclusão,não podendo ser subjetivo e sempre manter a neutralidade,por isso o historiador de hoje trabalhar com hipóse histórica.
Então segundo Sérgio Buarque de Holanda, o que fazem os historiadores quando fazem história? * Assumem consciente ou inconscientemente posições nos contextos sócio-político-culturais em que estão inseridos, pesquisam registros das experiências pretéritas e a escolha dos temas e as estruturas das interpretações amiúde se relacionam com suas expectativas de futuro as quais se desenvolvem também em jogo com as suas autoapreciações do próprio presente.Escrevem narrativas as quais pode se referirem de maneira controlada á experiência do passado se pretendem plausíveis. * Posicionalidade do historiador. * Pesquisa e fontes. * Escrita da