Teoria Da Historia
ANTIGUIDADE
História- investigação e pesquisa. Surgiu na Grécia antiga, no século VI A.C com Heródoto: O pai da História.
O mito foi a primeira forma de explicação da criação de algo; Os Dueses são personagens centrais, o homem como o personagem secundario sendo submetidos as vontade dos Deuses.
Os mitos representam um passado muito distante que não pode ser datado, ficando conhecido como atemporal. Eles possuem um tempo ciclico, pois a todo momento se repetem.
A mitologia por se repetir a todo momento se diferencia da histoira, já que a história possui tempo linear.
IDADE MÉDIA
A história teólogica sofreu grandes influências da igreja católica sendo vigorada durante a idade média ( séc V - séc XV)
Tem como marco divisor a vinda de cristo (A.C, D.C)
Como a historia teóligica sofreu uma forte influência da igreja católica, ela estava preocupada em relatar a religiosidade, tendo como a principal fonte de estudo a Hagiografia.
Hagiografia: estudo da vida dos santos
SÉCULO XVIII
Surgimento da ERUDIÇÃO, RAZÃO E O PROGRESSO NA HISTÓRIA:
Influências do iluminismo
OBS: Erudição------> é uma instrução vasta e variada, adquirida sobretudo pela leitura e pelo estudo, nomeada e direcionada a um conhecimento de cunho acadêmico.
Erudição:
Técnicas auxiliares para ajudar no estudo do historiador: Cronologia( estudo das datas), numismática ( estudo das moedas), arqueologia ( estudo de vestígios antigos), filologia ( estudo dos escritos antigos) etc.
As escolas Históricas:
O positivismo- Augusto Comte ( séc XIX): O positivismo pregava que o papel do historiador era de retratar o passado da maneira exata como ocorreu, de forma narrativa. Sempre contando a historia dos grandes fatos, deixando de lado as camadas inferiores da população. Para eles somentes documentos escritos eram fontes históricas.
O Marxismo ( Materialismo Histórico)- Karl Marx e Friedrich Engels (Sec. XIX): A partir do marxismo que analisamos a história como economia, surgindo a idéia das