Teoria da gestalt
A psicologia da forma
A psicologia da gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da psicologia, seus articulares se preocuparam em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte que garantisse a consistência teórica.
Emst Mach (1838-1916), físico, e Chrinstiam Von Ehrenfels (1859- 1932), filósofo e psicólogo , desenvolveram uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológicos) de espaço-forma (dado-fisico) e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da psicologia da gestalt .
A Percepção
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais dessa da teoria da getalt, os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associalista.
A gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados á percepção os elementos unitários que compõem o todo.Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que o todo é diferente da soma das partes.Ou seja , a percepção que temos de um todo não é resultado de um processo de simples adição das partes que compõem .
A indissociabilidade da parte em relação ao todo permite que quando vemos o fragmento da um objeto ocorra um tendência á restauração do equilíbrio da forma, proporcionando assim o entendimento do que foi percebido.
A BOA-FORMA
A partir desses fenômenos da percepção a gestalt procura explicar como chegamos a compreender aquilo que se percebemos.Se os elementos percebidos não apresentam equilíbrio, simetria, estabilidade e regularidade,não será possível alcançar a boa-forma .
O elemento que objetiva compreender deve ser apresentado em seus aspectos básicos, de tal maneira que a tendência á boa-forma conduza ao entendimento.Essa formulação representa uma das consequências pedagógicas da psicologia da getalt.
Insigtht
Nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma clara que permitam uma