teoria da fila
PERSPECTIVAS ATUAIS DOS CANAIS
DE DISTRIBUIÇÃO NA LOGÍSTICA:
Atacado / Varejo / Atacarejo
Igarassú
2014
INTRODUÇÃO
São muitas as empresas que estão insatisfeitas com a distribuição de seus produtos. Logo a distribuição, ainda uma forte fonte de vantagem competitiva sustentável disponível para as empresas. No produto, a rápida transferência de tecnologia entre empresas e a competição global possibilitam que empresas competidoras consigam igualdade de condições em design, atributos e qualidade. Em preços, a habilidade das empresas de operar em todos os lugares do mundo cria condições de oferta aos menores preços possíveis. Nas comunicações (promoção), a massiva exposição das pessoas estabelece certa barreira a esse excesso, reduzindo o impacto das mensagens. Portanto, a distribuição, dentro do conceito clássico do composto de marketing (4 Ps: Produto, Preço, Promoção ou Comunicações e Ponto de Venda ou Distribuição) È um item importante de diferenciação.
Os canais de distribuição oferecem a construção de vantagens competitivas sustentáveis, por suas características de longo prazo, tanto no planejamento como na implementação, por exigirem estrutura de organizações consistentes e terem base em pessoas e relacionamentos.
Esta tese propõe um modelo para planejamento de canais de distribuição mais focado em empresas de alimentos e bebidas. Ou seja, fornece uma seqüência de etapas para empresas que desejarem rever ou planejar seus sistemas de distribuição.
VAREJO
Varejistas, atacadistas e organizações de logística são intermediárias nos canais de marketing que devem agir e ser vistos como formuladores de suas próprias estratégias de marketing.
Alguns desses intermediários são tão grandes e poderosos que dominam os fabricantes com os quais trabalham. Muitos estão usando planejamento estratégico, sistemas de informações avançados e ferramentas de marketing sofisticadas. Estão