Teoria da expectação
A Teoria da Expectação é encontrada nas crenças de um indivíduo considerando as relações esforço-desempenhoe os resultados potencialmente associados com os níveis de alcance de desempenho, ou seja, a motivação do indivíduo para exercer esforço é baseada nas suas expectativas de sucesso. A teoria portanto enfoca três variavés. Atração- A impontância que o indivíduo dá ao resultado ou á recompensa potencial que será alcançado no trabalho. Relação desempenho-recompensa- o grau que o indicíduo acredita que determinaso nível de desempenho levará a obtenção do resultado desejado. Relação esforço-desempenho- a probabilidade detectada pelo indivíduo de que uma quantidade específica de esforço o conduzirá ao desempenho. A motivação, a expectativa, a intrumentalidade e a valência estão relacionadas uma a outra, multiplicando-se entre si pela equação:
M= E x I x V
Esse efeito multiplicador significa que a motivação é agudamente reduzida quando um ou mais fatores se aproximam de zero. Opostamente para uma dada recompensa, para obter um impacto motivacional alto e positivo, a expectativa, a instrumentalidade e a valência associadas com a recompensa devem ser cada uma e todas positivas.
Os principais elementos da Teoria da expectação são:
Esforço individual- A intensidade da motivação de um indivíduo para produzir algo.
Desempenho individual- À medida que acredita que pode atingir a meta a que se propôs caso alcance esta meta. Recompensas organizacionais- É preciso crer que as recompensas oferecidas pelas organizações se aliam com o que os funcionários desejam. Metas pessoais- A pessoa que considera um resultado particulamente atraente, ou seja, que for por ela avaliada de maneira positiva vai desejar alcançá-los. Uma das modificações mais famosas distingue dois tipos de resultados no trabalho. Primeiro, as recompensas extrínsecas, que são os resultados positivamente valorizados, dados a pessoa no ambiente de trabalho por