Teoria da evolução
Após serem derrotados na justiça Norte-Americana em suas tentativas de proibir o ensino da Evolução nas escolas, alegando ser ela uma forma de religião, os Criacionistas tentaram convencer o sistema judiciário de que a "Teoria" da Criação também era Ciência, e como a evolução não é definitivamente comprovada, deveria compartilhar seu lugar com o Criacionismo, uma forma alternativa de explicar o fenômeno da vida na Terra.
Uma pequena maioria da população leiga americana concorda que a Evolução deveria dividir o espaço com a Criação nas escolas, uma minoria acha que o correto seria apenas o ensino apenas da Criação, em geral nos estado do Sul. Outra minoria pouco maior crê ser válida apenas o ensino da Evolução.
Já entre a população com alguma formação cientifica o quadro é bem diferente, principalmente nos campos mais relevantes, Biologia, Geologia e Paleontologia. A opinião de que apenas a Evolução é válida é praticamente unânime. Vale lembrar que TODOS os adeptos da Criação são religiosos, em sua maioria das Congregações Batistas.
Por que então os cientistas em sua maioria esmagadora, inclusive alguns religiosos, não aceitam que o Criacionismo seja uma Ciência?
Há mais de um motivo, mas citarei apenas uma resposta, ou melhor, uma pergunta:
Onde está A TEORIA DA CRIAÇÃO?
Uma Teoria, é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar um certo campo de fenômenos. Ela não pode ter contradições internas, deve ser passível de refutação, se referindo a fatos concretos que possam ser verificados.
A Teoria da Evolução explica todas as etapas da evolução da vida, desde logo após seu surgimento até o Homo Sapiens, apresenta postulados para todos os estágios, estabelece várias Leis como Seleção Natural, Adaptação, Especialização e etc. Ela explica como funcionam as mutações genéticas e como elas poderiam afetar na produção de novas espécies.
A Teoria da Evolução não apenas explica o desenvolvimento da vida,