Teoria da estimação e teoria da Amostragem
A bioestatística é a aplicação de estatística ao campo biológico e da saúde. Ela é essencial ao planejamento, coleta avaliação, intervenção de todos os dados obtidos em pesquisa na área biológica e medica. É fundamental á epidemiologia, á ecologia, á psicologia social e á medicina baseada em evidência.
Na atualidade a estatística através de técnicas de amostragem, está inserida em todos os seguimentos. Sua interferência influencia decisões no setor acadêmico, político, econômico, social, industrial, comercial, educacional, das ciências da saúde entre outros.
2. Teorias da Amostragem
2.0.1 Amostragem
Amostragem é o ato de obter uma amostra de uma população. Sendo a população um conjunto de elementos que junto apresentam características em comum, pode-se afirmar que amostra é uma parte da população.
O levantamento através de amostragem apresenta maiores vantagens se comparado com o levantamento total, tais como:
-Custo menor
-Resultado em menor tempo
-objetivos mais amplos
-Dados maus fidedignos
Pode haver em que a população em estudo pode ser muito grande ou nos quais as características de todo elemento forem destrutivas, nesses casos só tem sentido trabalhar-se com amostras. Há ainda casos nos quais novas, vacinas, técnicas precisam ser testadas em amostras antes do uso amplo na população, um caso típico de experimentação.
2.0.2 Objetivo da amostragem
2.0.3 Etapas de um levantamento por amostragem:
Quer a amostragem seja feita de um laboratório ou sobre a população em geral, existem etapas que devem ser seguidas e que estão ligadas aos princípios de metodologia de pesquisa cientifica. Para que sejam estimados parâmetros de populações reais de seres humanos, as principais etapas de um levantamento de amostragem são:
-Explicitação dos objetivos com bastante clareza, a fim de evitar dúvidas posteriores ou mesmo esquecimentos. Devendo