TEORIA DA DECIS O L A
(Chiavenato, TGA) A teoria da decisão nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como fundamento para explicar o comportamento humano nas organizações. Na Teoria Comportamental da Administração a organização é considerada como um sistema de decisões em que cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento. A organização é um complexo sistema de decisões.
Elementos comuns à decisão: (Chiavenato, 1983, TGA)
a) Tomador de decisão --> é quem faz uma escolha ou opção entre várias alternativas de ação; b) Objetivos --> são as pretensões que o tomador de decisão pretende alcaçar com suas ações; c) Preferências --> são os critérios que o tomador de decisão usa para fazer a escolha; d) Estratégia --> é o caminho que o decisor escolhe para melhor atingir o objetivo; e) Situação --> são os aspectos ambientais que envolvem o decisor; f) Resultado --> é a conseqüência de uma dada estratégia.
Processo decisorial: (Chiavenato, TGA, p.494).
O processo decisorial é a seqüência de etapas que formam uma decisão.
*A tomada de decisão pode ser estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.. 1. Perspectiva do processo: se concentra nas etapas do processo de decisão, é genérica. É uma abordagem criticada por se relacionar muito com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. (influencia das emoções e impulsos dos decisores)
2. Perspectiva do problema: é uma perspectiva orientada para a resolução de problemas. Na perspectiva de problemas , o tomador de decisão pode aplicar métodos quantitativos para tornar o processo decisório mais racional possível, concentrando-se principalmente na determinação e equacionamento do problema a ser resolvido.
Etapas do processo decisorial:
1.Percepção
Tipos de decisão (extremos): decisões programadas e decisões não-programadas