teoria da cor
A cor é um dos primeiros e principais elementos que registramos quando vemos algo pela primeira vez. Nosso condicionamento e desenvolvimento cultural nos levam a realizar associações baseadas nas cores, que nos indicam como devemos reagir a objetos e designs coloridos. As cores imprimem significado, e nossa interpretação do mesmo dependerá de fatores como bagagem cultural, tendências, idade e preferências individuais.! As cores podem ter inúmeros significados, ligados a diversas emoções e humores.
Assim, as cores podem ser usadas para instigar reações emocionais específicas entre observadores; devido a essa capacidade, a cor é um elemento essencial do design. Por consequência, as cores costumam ser descritas com palavras emotivas, como “fria”,
“quente”, “relaxante” ou “animada”, e a maioria está associada a adjetivos específicos. Por exemplo, o vermelho costuma ser uma cor quente e animada, enquanto o azul é frio e reservado, e quem nunca ficou verde de inveja uma vez na vida?!
Sendo assim, a cor pode ser usada em muitos contextos dentro de um design. Ela pode destacar informações que de outra forma passariam despercebidas; pode chamar atenção; pode fazer o observador sentir compaixão; amor ou ódio; pode sugerir feminilidade ou masculinidade; pode fornecer um código cultural para interpretar e receber informações. Ela oferece oportunidades ilimitadas ao designer, porém, seu uso requer um planejamento cuidadoso. O designer responsável deve estar atento aos detalhes de cada cultura para não criar uma situação embaraçosa.!
Cores são utilizadas de diversas maneiras para comunicar diferentes significados, e pode provocar um grande impacto mesmo quando usada de forma simples. Pode fornecer informações por si mesma ou pode ser usada como método de codificação para facilitar a transmissão de mensagens. É parte essencial de muitos designers e é bastante usada como guia visual para seu conteúdo.!
Simbolismos das cores!
A cor