Teoria da Conting ncia 2
Segundo Chiavenato (2004) contingência é algo que é indeterminado ou que é eventualmente, que pode decorrer sucessivamente ou não, dependendo da situação . Refere a uma proposição do qual se for verdade ou não pode ser vista pela experiência e pela evidência, e não apenas pela razão. A abordagem contingencial destaca que não alcança a eficácia organizacional seguindo um único jeito de administração, então não existi uma forma única de melhoria para organizar uma empresa no sentido de alcançar os objetivos variados que elas planejam, dentro de um ambiente organizacional que também é variado. As pesquisas feitas recentemente sobre as organizações complexas, levaram a uma expectativa teórica: Que as estruturas das organizações e seus funcionamentos são dependentes de suas comunicações com o ambiente externo. Diferentes ambientes exigem diferentes meios organizacionais para ter eficácia na empresa, tornando necessário um meio apropriado para cada situação. Por outro lado, diferentes tecnologias conduzem diferentes meios organizacionais, como as variações no ambiente ou na própria tecnologia conduzem a variações nas estruturas organizacionais.
Usando a teoria da Contingência que há o deslocamento da visão de dentro para fora das organizações: a pratica é executado no ambiente de trabalho que é usada para ter mais dinâmica nas organizações. Para os estudos feitos pela abordagem da teoria da contingencia são as características ambientais que condicionam as características organizacionais, assim não tem um único jeito melhor para buscar melhoria de se organizar.
Chandler apud Chiavenato (2004) uso a investigação sobre as mudanças das estruturas de organizações poderosas relacionando com uma estratégia de negócios, e analisou e comparou essas corporações mostrando como a estrutura continuo sendo adaptada e ajustada a sua estratégia. Ainda segundo Chandler é que as estruturas organizacionais das grandes empresas foram