Teoria da contabilidade
Americana
2011
A moderna escola italiana (Aziendalista)
A moderna escola italiana surgiu em 1922 e dura até os dias de hoje. É o fruto do longo processo evolutivo da contabilidade, defende que o objetivo da contabilidade é calcular o resultado das empresas. Seu principal pensador é Gino Zappa.
O aziendalismo antes de se desenvolver como grande escola de pensamento italiano teve suas origens com pesquisadores de outras partes do mundo: da França, Courcelle-Seneuil; da Rússia, Leo Gomberg; da Suíça, Johann Friedrich Schar; e da Alemanha H. Nicklisch e Rudolf Dietrich. * Courcelle acenou para um complexo entendimento de toda a empresa como objeto comum científico. Para ele o capital não se confunde com o patrimônio liquido, nem o capital social. Afirma que uma coisa é o capital que uma pessoa coloca em uma empresa e outra é o capital da própria empresa e que soma todos os recursos que amealha para a consecução de seus fins ou suprimento de suas necessidades. * Gomberg, foi o primeiro a despertar para uma economia aziendal, deu foco à economia e denominou a contabilidade como Economologia, tendo como função estudar todos os fatos gestão patrimonial. Estabeleceu a relação de causa e efeito para os fenômenos patrimoniais, relacionando o efeito ao débito e a causa ao crédito. Enunciava também que o Ativo era o efeito do Passivo, que por sua estrutura era a causa. * Rudolf acrescentou em seus estudos do aziendalismo a visão de dinâmica patrimonial, em sua visão idealista entendia que os fatores homem, natureza e trabalho só poderiam estar organizados para atender o social, e que o lucro deveria ser considerado como um fator patológico.
Dentro dessa escola tem ainda Gino Zappa, que foi o principal pensador, desenvolveu a doutrina da gestão econômica da empresa fundamentada no tripé: gestão, organização e contabilidade.
Na concepção de Zappa, o resultado é definido como o