Teoria da Contabilidade
Surgiu da cidade de Veneza (Itália) no ano de 1494.
2) Quais as principais teorias da Contabilidade?
Teoria das partidas dobradas, teoria contista ou teoria das contas, teoria personalista, teoria materialista (controlista), teoria matemática, teoria patrimonialista, teoria neopatrimonialista.
3) Quais foram as principais razões da queda da escola italiana?
Começaram a dar pouca importância a auditoria deixando de enfatizar o grau de confiabilidade e a importância da auditagem, também deixaram de lado a contabilidade pratica e se aprofundaram na teórica, idolatrando os mestres da contabilidade de uma maneira excessiva. Todos estes pontos contribuíram para queda da escola italiana.
4) Apresente quais foram as principais razões para a ascensão da escola contábil americana.
Alguns fatos que levaram a contabilidade americana ao auge foi o fato deles apresentarem a contabilidade como algo útil para a tomada de decisão, e eles também enfatizaram a contabilidade aplicada deixando de dar tanto importância a teoria das contas e deixando de querer provar a todo instante que a conta contabilidade é uma ciência e deram devida importância a auditoria.
5) Qual a contribuição do surgimento das gigantes corporações e o crescimento do mercado de capitais para a evolução do pensamento contábil americano? Justifique a sua resposta.
O surgimento das corporações e o crescimento do mercado de capitais forçaram de certa maneira o desenvolvimento do raciocínio contábil, de frente aos investimentos em pesquisas contábeis e o avanço das praticas da mesma a escola americana de contabilidade surgiu e evoluiu.
6) No caso brasileiro, quando surge e se desenvolve o mercado de capitais?
O mercado de capitais no Brasil surgiu em meados da década de 60
7) Quais foram os fatos que contribuíram para o desenvolvimento contábil a partir da década de 60/70?
A lei n° 4.728/65 primeira Lei de Mercado de Capitais que serviu