Teoria da Contabilidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Superior de Ciências Contábeis
Pólo Osvaldo Cruz – SP Professora Ma. Juliana Leite Kirchner
TEORIA DA CONTABILIDADE
Turma Nº 10 – 2º Semestre 2013
Osvaldo Cruz – SP
Novembro/2013
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo central da contabilidade pode ser definido como a plena satisfação de necessidades de grupos gerenciais de usuários, a avaliação de situações econômicas e financeiras da entidade, de modo a permitir interferências sobre tendências futuras. Todavia, as demonstrações contábeis constituem-se elementos necessários, mas não suficientes, cabe ao usuário, o processo decisório. Não teria sentido ou razão, a contabilidade ser uma questão “estática” e “neutra”, não basta registrar as operações da forma como os documentos se apresentam, mas sim, refletir o que efetivamente representa aquela operação.
Na prática, para se verificar se a contabilidade está de fato alcançando seus objetivos, conforme inicialmente programado, é pesquisar o grau de utilização de demonstrativos contábeis por parte dos usuários, para os quais foram criados.
A utilização desses sistemas de informações ou seja: o conjunto organizado de dados, as técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios, pelos usuários sejam eles preferenciais/externos (acionistas, credores, integrantes do mercado de capitais) ou usuários secundários (administradores da entidade e o Fisco); deve sempre contribuir para o processo decisório e nunca se justificar por si mesma.
Para tanto, devem dispor de algumas variáveis tais como, as Informações de Natureza Econômica e de Natureza Financeira, que constituem o Núcleo Central da Contabilidade. Já as Informações de Natureza Física e de Produtividade, são consideradas complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Sendo assim, as empresas devem evidenciar e divulgar informações que contribuam ao adequado