Teoria da contabilidade
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Atividade Prática Supervisionada
Claudia Regina Piccoli de Marcos
Nome Completo | RA | Marcelo Oliveira da Fonseca | 6301180648 |
Porto Alegre, 19 de novembro de 2012.
Introdução:
Até chegar ao nível que está hoje, a contabilidade sofreu muita influencia da escola americana, passou do homem primitivo, da escrita, número a moeda. Tornou-se de uma importância enorme por ajudar os donos de empresas a controlarem seu patrimônio e a tomar decisões importantes em relação ao futuro da empresa, através dos relatórios.
Como principal aspecto da escrituração contábil destaca-se toda uma consolidação de práticas nascidas das diversas teorias, tanto da escola européia, quanto da americana. As abordagens pura, ética, comportamental pura, macroeconômica, social e sistêmica são alguns enfoques da metodologia científica contábil.
Etapa 1:
Há indícios que a contabilidade seja tão antiga quanto a civilização dos homo sapiens. O homem primitivo ao inventariar o número de seus instrumentos de caça já praticava uma forma de contabilidade.
A origem se deu numa pequena cidade chamada Uruk (atualmente território do Iraque), por volta de 8000 anos a.C. os primeiros indícios eram moedas de barro que contabilizavam suas riquezas. Segundo alguns historiadores, a contabilidade objetiva surgiu mesmo 4000anos a.C. diante a necessidade que o homem tinha de controlar seu patrimônio. Nessa civilização as pessoas viviam e trabalhavam em campos, se alimentavam da caça e da pesca. Não existia moeda e sim a troca de uma mercadoria por outra.
Pelo fato de se sustentarem com seu próprio trabalho, não sabiam o quanto possuíam de bens e não percebiam o seu lucro. Então começaram a contar seus bens através de pedras (representavam o que tinha de patrimônio ) e galhos de árvores,( representava o que tinham para receber)e ao passar do tempo utilizavam de desenhos para melhor controle.
No mundo antigo,