Teoria da contabilidade
RESUMO
Historicamente a contabilidade está presente na vida do homem, que já nos primórdios buscou maneiras de contar, analisar e registrar patrimônio, dívidas e pagamentos. A evolução ao longo dos anos levou ao reconhecimento da profissão e à criação do conselho Federal de Contabilidade e seus escritórios, como forma de normatizar e orientar a atuação profissional dos contadores e técnicos contábeis. Hoje existe um órgão (CRC)que cuida das normas da contabilidade. As oportunidades de especialização são constantes, garantindo ao profissional contábil o preparo para suas atuações em diversos ramos da contabilidade.
INTRODUÇÃO
Este texto tem por objeto a evolução histórica da ciência contábil, apresentando brevemente os quatro períodos da história da contabilidade, bem como uma síntese das principais escolas de pensamento da ciência contábil e suas doutrinas.
Optou-se aqui por dividir o presente trabalho em duas partes: a primeira trata da evolução histórica, que divide a história da contabilidade em quatro períodos; a segunda as escolas de pensamento contábil. Num sentido prático, a primeira de avaliar as perspectivas de uma atividade profissional é saber se existem oportunidades no mercado para a área que se pretende atuar e, o que este mercado está exigindo do futuro profissional. Em se tratando da profissão contábil, o mercado hoje oferece inúmeras oportunidades, já que os avanços da economia e da tecnologia têm garantido novos ramos de atuação.
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
Não é pretensão, porém, deste trabalho esgotar o tema, que é extenso, mas tão somente tratar de forma introdutória o assunto no que tange às diferenças essenciais dos períodos da história da contabilidade e dos decisivos momentos da evolução da ciência contábil, desde seus primódios até os dias atuais,