TEORIA DA CONTABILIDADE
Ativo é a essência da contabilidade.
Definição Introdutória
O Ativo é entendido de varias formas, e a mais conhecida é como o conjunto de bens e direitos a disposição da entidade.
A classificação do ativo é preciso atender:
a) Natureza do que esta sendo definido.
b) Sua descrição.
Os conceitos do ativo devem ser rigorosamente classificados e não ser misturados caso aja falha na mensuração porque a mensuração vai de cada pessoa.
Ativos Transformando – se em Dinheiro
Os ativos são transformados em dinheiro de forma direta ou indireta quando investe em seu ativo isso de traz um retorno direto ou indireto, ate mesmo no futuro.
Direto ou indireto?
Direto- Ex. Um caro poderá ser usado para trabalhar ou te levar ate o seu trabalho de onde vem sua principal fonte de renda.
Indireto- Ex. O caro quando utilizado para lazer de forma onde ira haver um descanso intelectual e físico, onde ira recuperar energias para novamente ir atrás de dinheiro para fluir despesas.
Potencial de Benefícios:
Benefício de um ativo seria um ativo com potencia de gerar receita para compensar a troca da desvalorização desde ativo, trazendo como beneficio receitas superiores o valor do próprio bem.
Ultima Analise
Dinheiro é o principal ativo pelo seu grau de liquidez e disponibilidade, mas normalmente procuramos aplicar o principal ativo em outros ativos mais imobilizados onde poderá trazer rentabilidade no futuro.
Ativo na Continuidade
Toda empresa tendo em vista a continuidade, não pensa em adquirir um ativo e mantê-lo parado sem gerar receitas e fluxos de caixa exeto empresas de vendem produtos e mercadorias.
O resultado espera do pela empresa seria de forma que o caixa comece com determinado valor e no final do período esse valor permaneça de forma superior ou igual a do inicio, suprindo todas às dividas e distribuições de lucros.
Avaliação do Ativo e outras Características
Para ser ativo todo bem precisa ser medido,