teoria da contabilidade
Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.
Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria muito importante, pois este está ligado diretamente a receitas e despesas. E é de utilidade também para definição de passivo, perdas e ganhos futuram. Consideramos ativos os bens e direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração, sobre ótica econômica, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios, mediata e imediatamente, fluxo de caixa futuros esperados, recursos econômicos possuídos, valor para empresa, direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros. O conceito de ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos de uma entidade ou como as aplicações de recursos de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos. É muito importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo essencial da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.
A principal característica, relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada para quem sua característica fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa. Todo