teoria da contabilidade
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.
Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
.
DESENVOLVIMENTO
Desde os primórdios da civilização existe a contabilidade e durante um longo período foi tida como a arte da escrituração mercantil. Era utilizadas algumas técnicas especificas e ao passar do tempo foi se aperfeiçoando e se especializando, sendo que são usadas algumas delas até nos dias de hoje.
A contabilidade no inicio de tudo era usada de forma rudimentar porque não se existia números (de forma que conhecemos hoje) e era feita através de pequenos montes de pedras , o homem separava uma pedrinha para cada cabeça de ovelha fazendo assim os primeiros passos de um inventário. A contabilidade não sistematizada onde se inicia na história em que se divide em quatro períodos sendo eles: contabilidade no mundo antigo, no mundo medieval, no mundo moderno e no mundo cientifica.
Contabilidade no mundo antigo: se iniciou com a