Teoria da contabilidade
“Respostas exercício”
1) Documentos antigos, como o livro de Jó, levam a hipótese de que a contabilidade exista desde o princípio da civilização há 4.000 a.c.
2) A primeira literatura contábil foi escrita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”.
3) Alguns dos motivos que levaram à queda da escola europeia (especificamente italiana):
1.Excessivo culto à personalidade: Grandes mestres e personalidades da Contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como “oráculos” da verdade contábil.
2.Ênfase a uma Contabilidade teórica:
As mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se ideias com pouca aplicação prática.
3.Pouca importância à auditoria:
Principalmente na legislação italiana, o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados.
4) Algumas razões da ascensão escola norte-americana:
1.Ênfase ao usuário da informação contábil:
Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.
2.Ênfase à Contabilidade aplicada:
Principalmente a Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
3.Bastante importância a auditoria:
Como herança dos ingleses e transparência para investidores das Sociedades Anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, auditoria é muito enfatizada.
5) As entidades mais atuantes no campo contábil têm sido, tradicionalmente, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários. 6) Eis as principais tendências na área contábil:
a)