Teoria da contabilidade
Importância:
Balanço patrimonial, é o resultado de todos os fatos contábeis da empresa, que nos permite a analise, de cada fato, mesmo sem conhecimentos específicos, que nos fornecem informações das variações patrimoniais ocorridos em determinado período .
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
Ativo: que são bens, e direitos e outras entidades com capacidades de gerar lucros e benefícios para a empresa.
Passivo: são suas obrigações com terceiros.
Patrimônio liquido: é a diferença entre o passivo e ativo.
DRE
O DRE - Demonstração do Resultado do Exercício é o relatório contábil específico para a apuração de resultado (lucro ou prejuízo). Uma empresa tem entradas e saídas de caixa. Se as entradas de caixa superam as saídas, a diferença entre os dois é o lucro. Por outro lado, se as saídas de caixa superam as entradas, a diferença é o prejuízo. A entrada de caixa mais óbvia é a receita de vendas. As saídas de caixa mais comuns são os custos dos produtos/serviços vendidos, despesas gerais e os impostos.
É importante ter em mente que o resultado da empresa é sempre apurado tendo como referência um período. Pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, ou qualquer outro. Todos os componentes da apuração (receita, custos, impostos) são contabilizados ao longo desse período. A importância da DRE é bastante óbvia. É ela que mostra o lucro ou prejuízo de uma empresa em determinado período. A DRE compreenderá:
1. As receitas e ganhos do período, independentemente de seu recebimento;
2. Os custos, despesas, encargos e perdas pagos ou incorridos, correspondentes a esses ganhos e receitas;
3. A compensação de receitas, custos e despesas é vedada;
4. As receitas decorrentes da exploração da atividades-fins;
5. Os impostos incidentes sobre as operações, os abatimentos, as devoluções e os cancelamentos;
6. Os custos de produtos ou mercadorias vendidos e dos serviços prestados, o resultado bruto do período, os ganhos e perdas