Teoria-da-contabilidade
A mais ou menos uns 200 anos atrás o conhecimento era visto de forma diferente, passamos da Sociedade Industrial para Sociedade do Conhecimento.
Na Sociedade Industrial a eficiência na produção era prescrita através de métodos e procedimentos "científicos" para organizar e realizar o trabalho, o mais importante deles sendo o estudo do tempo e do movimento. Haviam outros métodos para aumentar a eficiencia da produção - como linhas de montagem, automação, robotica para citar algumas.
Como as pessoas sofriam com a racionalidade limitada a organização tinha que lidar com a complexidade do mundo real decompondo a realidade em partes de informações pequenas e simples o suficiente para que as pessoas as processassem. Afirmava-se que o processamento eficaz da informação era possível apenas quando os problemas complicados eram simplificados e as estruturas organizacionais especializadas. Um exemplo típico era o modo como a industria funcionava. O processo era decomposto em várias tarefas simples e a cada trabalhador era atribuida uma pequena tarefa. Não havia necessidade de se entender o todo nem o que significava sua tarefa para o processo total na fabricação do produto. A divisão de todo o processo em pequenas tarefas ou módulos era a chave para o sucesso na Sociedade Industrial . As tarefas eram manuais e bem previsíveis.
Se uma pessoa produzia 30 parafusos em 1 hora, era certo que na próxima hora ela produziria mais 30 parafusos. Chefes eram chefes e eles mandavam. Funcionários eram funcionários e eles obedeciam. E eram supervisionados. As decisões obedeciam à hierarquia. Uma tarefa ou um procedimento só era feito se algum chefe desse a ordem. Iniciativa não era bem vista, normalmente. As pessoas eram contratadas para trabalhar, não para pensar, ninguém era insubstituível. Se a pessoa estava insatisfeita, poderia ir, ou era mandado embora, pois havia dezenas de pessoas interessadas no seu lugar. Os valores eram obediência, pontualidade e