Teoria da contabilidade
Ativo: Conjunto de bens e direitos à disposição da administração ou variantes como ativos são meios conferidos à administração para gerir a entidade e similares.
Passivo: Compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
Obrigação, dever e responsabilidade de agir ou de cumprir algo de uma certa forma. Patrimônio Liquido: É a diferença entre Ativo ( Bens e Direitos) e Passivo ( Obrigações). No Balanço Patrimonial, a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo e Resultados de Exercícios Futuros, representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil que pertence aos acionistas ou sócios.
DRE ( Demonstração do Resultado do Exercício)
A Demonstração do Resultado do Exercício DRE, é uma demonstração contábil que evidencia a formação do resultado liquido em um exercicio, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
A DRE, Oferece uma sintese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em um certo periodo.Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
Receitas, despesas, perdas e ganhos
Os custos estão associados diretamente com a produçao/manutençao do serviço, como por exemplo: encargos sociais dos operarios. Já as despesas respondem por gastos necessarios para a empresa como: serviços de internet e materiais da administraçao, nao estando envolvidos diretamente com a base operacional da empresa. Quanto ao principio tem relação com o principio da oportunidade..
Despesas Operacionais
De acordo com a teoria da contabilidade, despesas são gastos necessários para a empresa e que têm função de gerar receita. Em outras palavras, são gastos necessários para vender produtos,