Teoria da contabilidade
PRÉ CIENTIFICO: EVOLUÇÃO DAS NOÇÕES DE RIQUEZA. PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE LUCA PACCOLI DEMONSTRANDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS. TEORIAS EMPIRICAS
CIENTÍFICO: RECONHECIMENTO DA CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA, PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES EM DAR UM CONTORNO CIENTICO PARA A CONTABILIDADE. Vicenzo Mazi, bem como diversos estudiosos defendem a Contabilidade como uma ciência social, mediante: * O objeto da Contabilidade é o patrimônio, como conjunto de meio aptos para suprir as necessidades humanas; * As necessidades humanas a serem supridas são as das aziendas que são células sociais; * As células sociais formam o todo da sociedade; * A somatória dos patrimônios aziendais é que permite a formação do patrimônio das sociedades humanas.
ESCOLA EUROPÉIA: EXCESSIVO CULTO A PERSONALIDADE, ENFASE A UMA CONTABILIDADE TEÓRICA, POUCA IMPORTANCIA PARA AUDITORIA, QUEDA NO NIVEL DAS PRINC. FACULDADES.
ESCOLA NORTE-AMERICANA: ENFASE AO USUÁRIO DA INFORMAÇÃO CONTABIL, ENFASE A CONTABILIDADE APLICADA, BASTANTE IMPORTANCIA A AUDITORIA E UNIVERSIDADE EM BUSCA DE QUALIDADE.
PRÍNCIPIOS DA CONTABILIDADE:
SÃO CONCEITOS QUE GUIAM A PROFISSÃO AOS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE EM APRESENTAR INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS AOS USUÁRIOS.
OBJETO: PATRIMONIO DAS ENTIDADES OBJETIVO: INFORMAR O USUÁRIO
- NO ECBC HÁ HIERARQUIZAÇÃO DOS PRINCIPIOS, CONSIDERA A ENTIDADE NUM SENTIDO ECONOMICO E JURÍDICO, DIFERENTE DO CFC, QUE É ESTRITAMENTE JURÍDICO.
CLASSIFICAÇÃO DA ENTIDADE CONTÁBIL: ACEPÇÃO MACRO, MICRO E JURÍDICA.
POSTULADOS: SÃO DOGMAS QUE NÃO PRECISAM SER DEMONSTRADOS OU COMPROVADOS. EX: ENTIDADE E CONTINUIDADE.
CONVENÇÕES CONTÁBEIS: COMPLEMENTO DOS POSTULADOS E PRINCIPIOS
PRESSUPOSTOS: INDICADORES FINANCEIROS, OPERAÇÃO E OUTRAS INDICAÇÕES.