Teoria da Contabilidade I
Habilitar o aluno na análise e crítica da evolução e do atual estágio do conhecimento contábil como uma ciência social aplicada.
Metodologia
As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado fora da sala de aula, discussão em grupos e a utilização dos de outros recursos facilitadores do processo de aprendizagem.
Ementa
Enfoque da disciplina: Fundamentação científica da Contabilidade, evidenciando a estrutura conceitual da contabilidade, avaliação patrimonial e as características das informações contábeis aplicáveis ao usuário externo e interno. Abordagem do conteúdo: Aplicar a teoria contábil às situações práticas, desenvolvendo uma visão crítica em relação à legislação societária e regulação contábil dentro do ambiente econômico, organizacional e institucional. Conhecimentos de outras disciplinas: Elaboração das demonstrações contábeis e fundamentos básicos de economia e administração.
Critério de avaliação
O objetivo da avaliação é posicionar o aluno quanto ao seu nível de aprendizado na disciplina. Para tanto as avaliações realizadas ficarão a cargo do professor, que, no entanto, deverá informar aos estudantes, no início do semestre, quais instrumentos de avaliação serão utilizados e seus respectivos pesos. O docente deverá, ainda, divulgar os resultados aos alunos em até quinze dias após a realização de cada uma dessas avaliações, através do sistema informatizado de notas.
Conteúdo programático
1. Pensamento Científico na Contabilidade
1.1. Evolução da Pesquisa Contábil (Hendriksen e