TEORIA DA CONTABILIDADE Resumo
A evolução da contabilidade
Fala-se do homem na antiguidade onde por ser ambicioso começou a contabilizar seu rebanho com pedras, a forma na qual o mesmo tinha adquirido um conhecimento natural de vivencia em situação climática, pois em um determinado período ele tinha dificuldades em consequência do frio, para seu trabalho.
O homem no período de inverno ele começou a ter uma percepção que seu rebanho em uns determinados momentos do passar do tempo teve um aumento, que foi sentido através da quantidade de seus bens e lãs adquiridas de seu rebanho, onde ele viu uma necessidade de manter um controle ele começou a utilizar as pedras como controle de seu rebanho, com o aumento de toda a sua produção ele disponha de matéria prima no caso (lã confecção de casacos para sua família), o mesmo teve uma visão que houve uma sobra desta matéria prima onde o indúsio para a troca deste material por outros instrumentos de caça e pesca.
Com o passar dos períodos foram avaliando as quantidades de seus patrimônios e era feito uma comparação de entre os patrimônios chegando assim a uma variação rudimentar de balanço geral onde a aconteceu a primeira exteriorização do trabalho contábil. Assim desta forma pode-se dizer que as demonstrações contábeis finais nasceram antes dos processos de registros sistemáticos que hoje tem precedência no tempo.
Com tudo o desenvolvimento da contabilidade foi muito lento ao longo dos séculos, a contabilidade se torna importante a medida que há desenvolvimento econômico, na década de 1960 o profissional que exercia a contabilidade era conhecido como guarda livros pois o mesmo tinha a responsabilidade que realizar e manter arquivado todo o controle dos livros caixas e estoques e o controle de funcionários.
A primeira literatura contábil relevante foi feita por frei Luca Pacioli em 1494, o mesmo abordou os termos debito e credito que era praticado no século XIII.
A contabilidade não e uma ciência exata e sim uma ciência social