Teoria Da Contabilidade NI2 Passivos Trabalhistas Vers O Final
947 palavras
4 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ALVARES PENTEADOCONTABILIDADE PARA GRADUADOS
ATIVIDADE NI2:
RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DE PASSIVOS RELACIONADOS
ÀS DEMANDAS DE FUNCIONARIOS E EX-FUNCIONARIOS (AÇÕES TRABALHISTAS).
Teoria da Contabilidade
SÃO PAULO
2015
RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DE PASSIVOS RELACIONADOS
ÀS DEMANDAS DE FUNCIONARIOS E EX-FUNCIONARIOS (AÇÕES TRABALHISTAS).
1. Explique se, com base nos conceitos abordados em teoria da contabilidade, o evento econômico deve ser reconhecido como um elemento das demonstrações financeiras.
Antes de respondermos à questão abordada, se faz necessário trazer a definição do é considerado um passivo. Dessa forma, passivo pode ser entendido como uma obrigação presente da entidade, que deriva de eventos que ocorreram no passado e esperasse que a sua liquidação resulte em sacrifício de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
Segundo Jorge Katsumi Niyama (2011) a definição apresentada no CPC, pode ser dividida em três elementos cruciais: (a) é uma obrigação atual da entidade; (b) é resultado de eventos passados; e (c) a liquidação implicará num desembolso de benefícios econômicos para a entidade. Essa definição é a mesma adotada pelo IASB na sua estrutura conceitual. A partir da definição podemos começar a “testar” se as ações trabalhistas deveriam ou não ser reconhecidas como elemento do passivo nas demonstrações financeiras das entidades. Sendo assim entendemos que as ações trabalhistas devem ser reconhecidas nas demonstrações financeiras, pois preenchem todos os requisitos.
2. Caso a resposta seja positiva ao item 1, descreva como deve ser feito seu reconhecimento e quais os critérios de mensuração mais apropriados.
Para que um evento econômico decorrente de questões trabalhistas possa ser reconhecido como um passivo nas demonstrações financeiras, além de preencher os requisitos, deverá também ser mensurado em bases confiáveis. Isto porque definir um passivo não é