Teoria da Contabilidade Etapa 1
O texto em questão trata-se de algumas definições importantes sobre contabilidade.
Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Sistema de informação: se define como sendo um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário: pessoa física ou jurídica com interesses na avaliação da situação e evolução de uma entidade, dividindo-se em usuários preferenciais ou externos que são acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos, e integrantes do mercado de capitais; e usuários secundários que são os administradores da entidade e o Fisco.
Informação de natureza econômica: considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).
Informação de natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física: complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, numero de clientes numa empresa, numero de funcionários numa empresa, etc.).
Informação de natureza de produtividade: faz referencia ao uso misto de conceitos de avaliação (financeiro) e quantitativo (físicos), como receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Sendo que as informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade, enquanto que as informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo principal da contabilidade é o de permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Esses objetivos devem contribuir para as decisões a serem tomadas, sendo um instrumento útil.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere as suas finalidade, mas