Teoria da contabilidade cap 1
O objetivo principal da contabilidade é fornecer informação econômica, física, de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança.
2. Qual a meta mais importante a ser maximizada pelo acionista com participação acentuada (digamos, mais de 10%) no capital de uma empresa?
Fluxo de dividendos, valor de mercado da ação, lucro por ação.
3. Os vários tipos de usuários estão interessados em fluxos futuros (de caixa, de resultados ou de capital de giro líquido). Qual o motivo? Até que ponto é válida a informação contábil sobre eventos passados e atuais para inferir com relação a eventos futuros?
As informações são usadas para tomada de decisões atuais. Pois assim surgem os eventos futuros, com previsões para que não perca caixa futuramente e tenha segurança. Garantindo assim que todos os parâmetros financeiros do passado possam se repetir.
4. O modelo decisório do tomador de decisões sofre influência da qualidade e da quantidade da informação existente. Se estudássemos o modelo decisório para determinar a informação que será fornecida, não criaria isto um círculo vicioso? Como amenizar o impasse?
O ideal seria a contabilidade fornecer vários tipos de relatórios para cada necessidade dos usuários. A solução é estabelecer claramente qual o objetivo que desejamos maximizar, coletar e avaliar o tipo de informação utilizado no passado para maximizar a função e prover o modelo prévio que irá suprir o modelo decisório.
5. Compare, por meio de um quadro-resumo, as várias abordagens à teoria da Contabilidade. Analise suas vantagens e desvantagens. Por que, na opinião do autor, é a Abordagem Sistêmica a que oferece maiores perspectivas para a Contabilidade?
Abordagens
Ética
Comportamental
Macroeconômica
Sociológica
Sistêmica
Vantagens
Defende a busca de uma contabilidade justa e verdadeira, sem manipulação.
Dá ênfase, para que as