teoria da comunicação
CONCEITOS AXIOMAS COMUNICAÇÃO PATOLOGICA
Psic. NELSON FERNANDES JR. – UTP – 2014 –I
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
MENSAGEM EMISSOR RECEPTOR CONTEXTO
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
CONCEITOS DA COMUNICAÇÃO O conceito de Caixa Escura Consciência e Inconsciência Presente versus Passado Efeito versus Causa A Circularidade dos Padrões de Comunicação A Relatividade de “Normal e Anormal”
TEORIA DA COMUNICAÇÃO CONCEITOS DA COMUNICAÇÃO
O conceito de Caixa Escura A pesquisa dos fenômenos mentais é tremendamente difícil por causa da ausência de um ponto arquimedeano fora da mente. A psicologia e a psiquiatria são, fundamentalmente, auto-reflexivas: sujeito e objeto são idênticos e quaisquer hipóteses manifestam uma tendência inevitável para a autovalidação. A impossibilidade de ver a mente "em funcionamento“(?) levou à adoção do conceito de Caixa Escura, inspirado no campo da telecomunicação.
O conceito de Caixa Escura Termo aplicado originalmente a certos tipos de equipamento eletrônico capturado ao inimigo e que não podia ser aberto para estudo por causa da possibilidade da existência de cargas de destruição no seu interior. Este conceito, se aplicado aos problemas psicológicos e psiquiátricos, tem a vantagem heurística de que não é preciso recorrer a hipóteses intrapsíquicas inteiramente inverificáveis, e de que podemos limitar-nos às relações observáveis de admissão-saída, isto é, à comunicação. Tal abordagem caracteriza uma importante tendência no sentido de considerar os sintomas como uma espécie de admissão no sistema familiar, em vez de serem uma expressão de conflito intrapsíquico.
Consciência e Inconsciência Se nos interessarmos em observar o comportamento humano em termos da hipótese da Caixa Escura,