teoria da comunicação
O certo seria tentar, o sucesso desta conversão do conhecimento é necessário que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados para isto e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa (políticas e diretrizes), onde todos convivam em um ambiente propício à colaboração. Para a gestão de o Conhecimento acontecer é preciso um foco único, objetivo, pois será necessário reunir o capital humano, a cultura organizacional e a tecnologia da informação.
Mais informações destes tipos de conversão do conhecimento podem ser encontradas quando estudamos aprendizado organizacional´ (internalização e externalização), ´cultura organizacional´ (socialização) e ambientes colaborativos´ (combinação).
a) Os que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam?
Entendem que a gestão do conhecimento nos dias de hoje, cada vez mais passa a ser uma peça fundamental na gestão estratégica das organizações. O conhecimento movimenta-se pelas organizações. Ele é intercambia do, comprado, descoberto, gerado e aplicado ao trabalho.
Ao contrário do conhecimento individual, o conhecimento organizacional é altamente dinâmico, é movido por uma variedade de forças. Se quisermos que o conhecimento se movimente e seja utilizado de maneira mais eficaz, precisamos entender melhor as forças que o impelem.
Na gestão estratégica da cadeia de valor como um todo, a gestão do conhecimento passa a ser um diferencial na obtenção de vantagem competitiva, se as empresas conseguirem identificar e apropriar-se das habilidades essenciais intrínsecas em cada elo de toda a cadeia. Identificar capacidades nas organizações é um processo complicado e, quando se fala em gestão integrada da cadeia produtiva, o tema se torna muito mais complexo.